essencia

essencia

Apresentação

Este é o blog da Célula Essência de Deus, da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos -SP. Nossas atividades deram início no dia 07/03/2011, a partir da multiplicação da Célula Pão da Vida, ocorrida em 27/02/2011.

Os objetivos deste blog são divulgar a nossa experiência vivida em células, assim como partilhar os testemunhos dos nossos irmãos, que tanto tem edificado suas vidas através da vivência do evangelho e da prática das virtudes cristãs.

Aproveitamos este espaço para divulgar o Evangelho de Cristo no ambiente digital, conforme nos exorta o Papa Bento XVI.

O que são Células na Igreja Católica?
São grupos de pessoas que se reúnem nas casas, a exemplo dos primeiros cristãos, conforme o relato dos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47 ). São pequenos grupos, de 12 pessoas, no máximo, que tem como objetivo uma nova estratégia de evangelização. Do ponto de vista funcional, crescem e se multiplicam como células vivas. As células pertencem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja, e devem estar ligadas a uma paróquia, sob a orientação e supervisão de um sacerdote.

A célula não é um grupo fechado de cristãos, criado só para algumas pessoas da Igreja: ela é uma pequena comunidade cristã que tem a multiplicação do corpo de Cristo como objetivo. E embora tenha reuniões, não se limita a elas. Célula não é só um dia por semana, mas uma comunidade viva, em ação, onde os membros são comprometidos uns com os outros, dentro e fora das reuniões. Também não são grupos paralelos à estrutura do corpo eclesial (a comunidade maior), mas são justamente a base vivificante deste corpo.

Fonte: site http://www.comunidadefanuel.com/catolicos/

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Testemunhos

Neste post quero testemunhar as maravilhas que Deus tem feito em nossa célula, como consequência do envolvimento dos membros e do poder da oração e da intercessão.
 
1. Em nossa célula tínhamos vários membros com problemas pessoais, como falta de emprego,dificuldades financeiras, falta de moradia, falta de perdão na família, doenças, desavenças familiares. Em todas as reuniões de células orávamos uns pelos outros pelas necessidades de cada um. E quase sempre as pessoas alcançavam vitória sobre seus problemas. 
 
Uma ocasião, falávamos sobre a importância do perdão, que não podíamos deixar que mágoas antigas permanecessem sem solução. Oramos e pedimos que o Espírito Santo iluminasse as pessoas para que se reconciliassem com aqueles com que tivessem alguma coisa pendente. Dois fatos marcaram a reunião: duas irmãs da célula tinham problema de falta de perdão com seus pais.
Uma delas já fazia 15 anos que não falava com o pai, em virtude de brigas e falta de entendimento. Toda vez que ia à casa dos pais, só falava com a mãe. Isso deixava sua mãe extremamente triste, e sempre carregava um peso na consciência por não conseguir perdoar o pai. 
 
A outra irmã também já fazia muito tempo que não falava com seu pai, apesar de saber, pela sua caminhada de vida espiritual, da importância do perdão.
 
Começamos a trabalhar o pedão na célula, individualmente e em grupo, exortando todos os irmãos através de pregações e pela Palavra de Deus.No final do Ano, motivadas pelo Espírito do Natal, quando as famílias procuram rever os entes queridos, as duas irmãs conseguiram realizar aquela tarefa que parecia tão difícil: voltar a falar com seus pais. Foi uma bênção. A graça recebida pelo perdão beneficiou a todos, seus pais, irmãos, assim como serviu de exemplo para todos nós.
 
2. Havia entre nós duas irmãs que estavam passando necessidades: uma, por ter ficado sem casa, e seu trabalho não lhe proporcionar o rendimento suficiente para seu sustento. Passou a morar provisóriamente (de favor) com uma pessoa da própria célula que ofereceu uma acomodação em sua casa. A outra, por ter ficado desempregada.
 
Mesmo sem comentar abertamente, os membros da célula perceberam que elas estavam precisando de ajuda. Assim, vários membros, sem que nada fosse combinado, tomaram a iniciativa de fazer uma compra no supermercado, outro arrumou uma cesta básica, e outros arrecadaram dinheiro para ajudá-las. Quando vimos, estávamos praticando Atos 4, 32-34: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma...e não havia nenhum necessitado entre eles...".
 
Esses testemunhos nos mostram claramente como é importante a vivência na célula: se a vida espiritual na comunidade se limitasse às reuniões no Templo, provavelmente esses problemas passariam despercebidos, pois dificilmente essas pessoas encontrariam ambiente e oportunidades para falar de seus problemas particulares. Já nas células, há um envolvimento maior entre os membros, e é impossível você não se comprometer, não se sensibilizar com o drama do outro. Somos corpo, e se uma parte dele etá doente, todo o corpo sofre com isso. Quanto mais cedo esse membro ficar são, melhor será para todo o corpo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário