essencia

essencia

Apresentação

Este é o blog da Célula Essência de Deus, da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos -SP. Nossas atividades deram início no dia 07/03/2011, a partir da multiplicação da Célula Pão da Vida, ocorrida em 27/02/2011.

Os objetivos deste blog são divulgar a nossa experiência vivida em células, assim como partilhar os testemunhos dos nossos irmãos, que tanto tem edificado suas vidas através da vivência do evangelho e da prática das virtudes cristãs.

Aproveitamos este espaço para divulgar o Evangelho de Cristo no ambiente digital, conforme nos exorta o Papa Bento XVI.

O que são Células na Igreja Católica?
São grupos de pessoas que se reúnem nas casas, a exemplo dos primeiros cristãos, conforme o relato dos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47 ). São pequenos grupos, de 12 pessoas, no máximo, que tem como objetivo uma nova estratégia de evangelização. Do ponto de vista funcional, crescem e se multiplicam como células vivas. As células pertencem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja, e devem estar ligadas a uma paróquia, sob a orientação e supervisão de um sacerdote.

A célula não é um grupo fechado de cristãos, criado só para algumas pessoas da Igreja: ela é uma pequena comunidade cristã que tem a multiplicação do corpo de Cristo como objetivo. E embora tenha reuniões, não se limita a elas. Célula não é só um dia por semana, mas uma comunidade viva, em ação, onde os membros são comprometidos uns com os outros, dentro e fora das reuniões. Também não são grupos paralelos à estrutura do corpo eclesial (a comunidade maior), mas são justamente a base vivificante deste corpo.

Fonte: site http://www.comunidadefanuel.com/catolicos/

domingo, 6 de março de 2011

Razões para se viver em células

Aqui estão as principais razões para que busquemos viver em células, dentro de uma estrutura paroquial e sob a orientação espiritual de um sacerdote:


1. VOCÊ TEM RELACIONAMENTOS SADIOS
Se você deseja deixar o velho estilo de vida desta sociedade depravada e maliciosa, cujos relacionamentos baseiam-se no egoísmo (prazer sexual, vícios, vantagens financeiras, competição...), a célula é o seu lugar. Ela é um grupo de relacionamentos sadios, onde a pessoa em si é importante e é valorizada (cf. Fp 2,1-5).

2. VOCÊ EXPERIMENTA O CRISTO VIVO
Célula não é  um grupo de estudo bíblico, nem tampouco de reza. Ela é o Corpo de Cristo vivo, porque Cristo se manifesta nos cristãos (cf. Jo 20, 19-28).

3. VOCÊ PODE FALAR DE SUAS NECESSIDADES
A célula é uma família, onde você pode abrir o coração e partilhar aquilo que está vivendo, bem como suas necessidades. Nela você pode ser edificado pela Palavra de Deus e pelo testemunho de outros irmãos que, como você, lutam para viver bem (cf. Ef 4,29).

4. VOCÊ RECEBE ACOMPANHAMENTO (DISCIPULADO)
Como ovelha, você precisa dos cuidados do Bom Pastor (cf. Jo 10). Isto se dá por meio de uma pessoa que fica à sua disposição. Este discipulador pessoal tem a missão de ouvir, ajudar a orar, decidir nas situações difíceis e treinar você para ser um evangelizador.

5. VOCÊ APRENDE A ORAR COM EFICÁCIA
Conviver com pessoas de oração é a melhor escola de oração (cf. Lc 11,1). Na célula, você aprende na prática. Reuniões de célula têm uma atmosfera de louvor e adoração, onde todos são envolvidos. Você aprende a se relacionar e andar com Deus (cf. Jó 42,5).

6. VOCÊ CONHECE A BÍBLIA
Para ser discípulo, você precisa conhecer a Bíblia (cf. Jo 8, 31). Na célula, a ignorância da Bíblia é sanada, pois o anúncio da Palavra de Cristo está no centro da visão de células, e você pode ser beneficiado.

7. VOCÊ SE TORNA UM EVENGELIZADOR EM POTENCIAL
Um dos objetivos das células é ganhar almas para o Reino. Ela faz isso treinando seus membros para serem evangelizadores. Você aprende a falar de Cristo, a se relacionar com incrédulos e construir pontes de amizade para ganhar pessoas do seu oikos. Na célula, você é um ministro (cf. Os 61,6) e tem espaço para trabalhar na missão.

8. VOCÊ CRESCE NOS MINISTÉRIOS
Os dons de Cristo são para todos (cf. Ef 4, 7-12) e você pode muito bem exercê-los e assim, contribuir para a edificação do Corpo de Cristo. Na visão de células, você é protagonista da missão, recebe formação e deixa de ser um cristão consumidor (freguês), tornando-se um discípulo comprometido.

9. VOCÊ CAMINHA DENTRO DE UMA VISÃO DE MULTIPLICAÇÃO
Na célula, você adquire visão espiritual (cf. At 26, 19) e caminha com propósitos, com objetivos e alvos definidos. Você aprende a dirigir sua vida e se tornar uma bênção na vida dos outros também, contribuindo com a expansão do Reino de Cristo.

10. VOCÊ CUMPRE O PLANO DE DEUS NA SUA VIDA
O plano de Deus é que cada um seja um discipulador (cf. Tm 2,2). O plano de Deus é que vivamos o amor fraterno numa pequena comunidade (cf. Jo 13,35). Na célula, você tem a oportunidade de viver a visão bíblica das primeiras comunidades (cf. At 5,42).



QUER SABER MAIS SOBRE ESSE PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA NOVA?
Leia o livro: "Células, uma estratégia de evangelização" - Ed. Palavra e Prece. Escrito por Pe. Luís Fernando, Sandro F. Peres e Cezar M. Lima, traz uma profunda reflexão sobre o modelo bíblico das pequenas comunidades cristãs, ajudando você a se tornar um verdadeiro discípulo comprometido com o anúncio do Evangelho e a conquista de almas para o Reino.


"e todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações" (Atos 2,42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário