essencia

essencia

Apresentação

Este é o blog da Célula Essência de Deus, da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos -SP. Nossas atividades deram início no dia 07/03/2011, a partir da multiplicação da Célula Pão da Vida, ocorrida em 27/02/2011.

Os objetivos deste blog são divulgar a nossa experiência vivida em células, assim como partilhar os testemunhos dos nossos irmãos, que tanto tem edificado suas vidas através da vivência do evangelho e da prática das virtudes cristãs.

Aproveitamos este espaço para divulgar o Evangelho de Cristo no ambiente digital, conforme nos exorta o Papa Bento XVI.

O que são Células na Igreja Católica?
São grupos de pessoas que se reúnem nas casas, a exemplo dos primeiros cristãos, conforme o relato dos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47 ). São pequenos grupos, de 12 pessoas, no máximo, que tem como objetivo uma nova estratégia de evangelização. Do ponto de vista funcional, crescem e se multiplicam como células vivas. As células pertencem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja, e devem estar ligadas a uma paróquia, sob a orientação e supervisão de um sacerdote.

A célula não é um grupo fechado de cristãos, criado só para algumas pessoas da Igreja: ela é uma pequena comunidade cristã que tem a multiplicação do corpo de Cristo como objetivo. E embora tenha reuniões, não se limita a elas. Célula não é só um dia por semana, mas uma comunidade viva, em ação, onde os membros são comprometidos uns com os outros, dentro e fora das reuniões. Também não são grupos paralelos à estrutura do corpo eclesial (a comunidade maior), mas são justamente a base vivificante deste corpo.

Fonte: site http://www.comunidadefanuel.com/catolicos/

sábado, 5 de março de 2011

o porquê da pequena comunidade


Paulo ensinou que a Igreja é uma família (cf. Ef 2,19). Assim, como em uma família humana todos se conhecem e cuidam uns dos outros, assim, na família espiritual (a comunidade cristã de base), nós, cristãos, devemos nos conhecer e relacionar, visto que somos filhos de Deus e irmãos em Cristo (cf. Hb 10,24-25).


Jesus garantiu que estaria presente em cada pequena comunidade: "Porquê, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles" (Mt 18-20).


A partir daí fica claro que a Igreja não é um projeto individual, mas um projeto comunitário de salvação, pois não se pode chegar a Cristo senão em comunhão, como um corpo, pois Deus não quer salvar os homens indivudualmente, mas como um povo.

Então, o padrão bíblico do povo de Deus desde o AT, que vivia no sistema tribal, em famílias, e mais tarde, o pequeno grupo de Jesus e as igrejas domésticas dos Atos dos Apóstolos, são a nossa referência na organização da comunidade em células. Aqui, revivemos a experiência da igreja nascente, presente tanto nos lares (em seus pequenos grupos de comunhão) como no templo (nas assembléias reunidas para celebrar a fé), (cf. At 2,46; 5,42 e 20,20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário