essencia

essencia

Apresentação

Este é o blog da Célula Essência de Deus, da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos -SP. Nossas atividades deram início no dia 07/03/2011, a partir da multiplicação da Célula Pão da Vida, ocorrida em 27/02/2011.

Os objetivos deste blog são divulgar a nossa experiência vivida em células, assim como partilhar os testemunhos dos nossos irmãos, que tanto tem edificado suas vidas através da vivência do evangelho e da prática das virtudes cristãs.

Aproveitamos este espaço para divulgar o Evangelho de Cristo no ambiente digital, conforme nos exorta o Papa Bento XVI.

O que são Células na Igreja Católica?
São grupos de pessoas que se reúnem nas casas, a exemplo dos primeiros cristãos, conforme o relato dos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47 ). São pequenos grupos, de 12 pessoas, no máximo, que tem como objetivo uma nova estratégia de evangelização. Do ponto de vista funcional, crescem e se multiplicam como células vivas. As células pertencem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja, e devem estar ligadas a uma paróquia, sob a orientação e supervisão de um sacerdote.

A célula não é um grupo fechado de cristãos, criado só para algumas pessoas da Igreja: ela é uma pequena comunidade cristã que tem a multiplicação do corpo de Cristo como objetivo. E embora tenha reuniões, não se limita a elas. Célula não é só um dia por semana, mas uma comunidade viva, em ação, onde os membros são comprometidos uns com os outros, dentro e fora das reuniões. Também não são grupos paralelos à estrutura do corpo eclesial (a comunidade maior), mas são justamente a base vivificante deste corpo.

Fonte: site http://www.comunidadefanuel.com/catolicos/

domingo, 10 de abril de 2011

Reunião do dia 04/04/2011 - Ensino 3: Saúdem-se uns aos outros

A saudação entre irmãos é algo fundamental para a manutenção do bom relacionamento dentro de uma comunidade cristã. Não é à toa que o apóstolo Paulo exortava, em suas cartas, aos irmãos das igrejas que ele acompanhava, que dedicassem tempo e cuidado à saudação aos irmãos na fé. Essa saudação não é apenas um gesto exterior visível, mas uma prática sincera e verdadeira de manifestação do amor que deve haver entre irmãos que comungam a mesma fé, o mesmo pão, os mesmos sentimentos.


Quando Maria entrou na casa de Zacarias, ela foi saudada por Isabel, sua prima, que também estava grávida. Essa saudação é muito importante para a história da salvação. Sem conhecer Jesus, Isabel deu testemunho de sua encarnação e fez uma das mais belas profissões de fé: "...que honra é para mim que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?" Sem dúvida, uma das mais belas passagens bíblicas, que mostra o amor que as unia e a grande consideração que Isabel tinha por Maria. Por sua vez, Maria, dispondo-se a viajar longa distância para ficar 3 meses com Isabel, a fim de ajudá-la no final de sua gravidez, mostra o quanto Isabel significava para Maria. Assim, Maria retribui a saudação de Isabel proclamando um Hino maravilhoso, o Magnificat, quando resume toda a história da salvação: "...o Senhor fez em mim maravilhas, grande é seu Nome..."

Saudar os irmãos é mais que um mero cumprimento ou hábito: é a manifestação do próprio Deus que habita em nós, através do seu Santo Espírito, que que externar todo o amor que há em nós. É quando nossa alma ..."exulta de alegria em Deus meu salvador...". Essa exaltação se faz exteriormente na forma de um gesto simples, um aceno de mão, um abraço, um beijo fraterno.

Em nossa célula todos se saúdam com alegria e entusiasmo, e nossas manifestações são alegres e sinceras. Todos procuram viver a prática da saudação a todos, indistintamente, como forma de evangelização. Saudar, acolher e amar são atitudes que revelam a presença de Cristo na comunidade. Que possamos, como o Papa João Paulo II, estar de braços abertos para saudar e acolher a todos, independente de sua condição social, raça ou cor.

Texto base para o estudo das Células
Série: “Uns aos Outros” - Ensino III: Saúdem-se uns aos outrosSalmo: Salmo 99 (98) Leituras: Rom 16,16; I Cor 16,20b; II Cor 13,12; I Pe 5,14
À Igreja que se reúne nas casas, Graça e Paz!

Introdução: Um dia você encontra um(a) irmão (ã) de célula enquanto caminha pela rua e deseja cumprimentá-lo(a) de maneira afetuosa. Então você pensa: “Nossa, como é bom encontrar com um(a) companheiro(a) de célula!” Você o(a) cumprimenta, mas ele(a) não responde ao seu animado cumprimento. Você pensa: “O que aconteceu, por que ele(a) não respondeu à minha saudação? Ficou surdo? Está preocupado(a) com algum problema? É orgulhoso(a)? Não gosta de mim?” Seja qual for a verdadeira razão, você ficou magoado (a) e aquela pessoa acaba de lançar uma sementinha de irritação e discórdia no seu coração. Por isso, o mandamento da Palavra de Deus é: “Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão” (I Coríntios 16,20). Paulo sempre fazia questão de mandar saudações da Igreja onde ele estava para a Igreja a quem se destinava suas cartas - I Coríntios 16,19-20; Romanos 16,22; Atos 21,7.
Jesus reclamou que não foi saudado pelo seu anfitrião: “Você não me beijou quando eu cheguei; ela, porém, não pára de beijar meus pés, desde que entrei.” (Lucas 7,45). O beijo que aparece nestes textos tem um sentido cultural no Oriente, um aperto de mão, um abraço ou um gesto semelhante tem o mesmo sentido. Os costumes variam de um lugar para outro; mas o princípio que não muda é o seguinte: os cristãos devem valorizar a presença uns dos outros, como presença do próprio Senhor.

Como vivermos o mandamento da saudação em Cristo:1 - Devem ser pessoais e havendo possibilidades individuais (III João 1,15).
2 - Devem ser oferecidas com imparcialidade (I Coríntios 1,2-3). Não devemos saudar somente as pessoas que nos são simpáticas.
3 - Comunicarmos, quando viável, reconhecimento e apreço pelo trabalho que a pessoa faz (Romanos 16,12).
Existe alguém que eu não devo cumprimentar?
A Bíblia diz que sim. A saudação deve ser negada às pessoas, que se dizendo irmãos, estejam ensinando doutrinas contrárias a fé no Evangelho (conforme II João 1,9-11), pois quem os saúda torna-se participante das suas obras malignas.
Em que sentido o mandamento de saudar sinceramente a todos melhora o relacionamento entre os(as) irmãos(ãs) da célula?
O valor deste mandamento é grande para ajudar a se criar um ambiente de amor e afeto entre os irmãos. Praticando-o de maneira constante e coerente, a célula e toda paróquia ficará mais unida e ganhará maior ânimo para expressar de muitas maneiras o seu mútuo amor em Cristo.

Perguntas:1 - A sua célula é afetuosa, todos se saúdam? Se sim, o que isto faz a todos ? Se não, por que isto acontece? (não faça acusações ou julgamentos)
2 - Tenho o hábito de saudar a todos? Se não o faço, como posso mudar minha
atitude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário